terça-feira, 17 de setembro de 2019


Foi identificado, a partir da interpretação de imagens de satélite do “My maps”, as condições ambientais das nascentes, categorizando aquelas que possuíam matas ciliares no entorno e aquelas que não possuíam. Assim, os alunos conseguiram identificar aproximadamente 291 nascentes. Dessas 84 (28,86%) não possuíam mata ciliar enquanto que as demais 207 (91,14) possuíam mata ciliar. O mapa 01 abaixo pode ser identificado à localização das nascentes e suas condições ambientais.



O que são matas ciliares? (9º ANO RESPONDE)
É a vegetação nativa (mata) que ficam às margens corpos hídricos como rios, nascentes, represas, etc. O nome “mata ciliar” vem do fato de serem tão importantes para a proteção de rios e lagos como são os cílios para nossos olhos.

Qual a importância das matas ciliares? (9º ANO RESPONDE)
Ela desempenha uma função ambiental de extrema importância na manutenção da qualidade da água, estabilidade dos solos, regularização dos ciclos hidrológicos e conservação da biodiversidade.
Em relação à manutenção da qualidade da água, a mata reduz o assoreamento e a força das águas que chegam aos rios, lagos e represas, o que mantém sua qualidade ao impedir a entrada de poluentes para o meio aquático. Além disso, formam corredores que contribuem para a conservação da biodiversidade, fornecendo alimento e abrigo para a fauna, constituindo barreiras naturais contra a disseminação de pragas e doenças da agricultura e, durante seu crescimento, absorvem e fixam dióxido de carbono, um dos principais gases responsáveis pelas mudanças climáticas.
O Código Florestal brasileiro determina uma distância mínima que se deve manter da mata ciliar nas margens de um rio, chamadas áreas de preservação permanente (APP) conforme aponta a imagem abaixo







Bibliografia
OPERSAN. A IMPORTÂNCIA DA MATA CILIAR PARA A PROTEÇÃO DAS ÁGUAS. 2015. Disponível em: <http://info.opersan.com.br/mataciliareaprotecaodasaguas>. Acesso em: 16 set. 2019.
WWF. O que são as matas ciliares? Disponível em: <https://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/matas_ciliares/>. Acesso em: 16 set. 2019.

Nenhum comentário:

Postar um comentário